As terras que margeam o rio Curu eram habiatadas por índios Anacé, Apuiaré e outras etnias de língua Tapuia.
Local que durnte muito tempo foi área de fazenda para a criação de gado e plantação de algodão, desenvolveu-se como centro urbano com a construção da Estrada de Ferro de Itapipoca, aprtir de 1920.Em 1920 por iniciativa particular foi inaugurado a capela de São Luiz Gongaza, que depois de um longo processo de construção(1941-1952), foi transformada numa igreja-matriz.
Neste local foram construída dois estabelecimentos: uma casa destinada ao rancho de comboieiros e uma outra que era um posto telefônico. Em 1933, foi inaugurado um a estação de trem para passageiros.
Foi distrito de Uruburetama e Paracuru até 1951, quando este passou a ser município.
Em 2008, a prefietura São Luís do Curu, foi um dos palcos da Operação Antidesmonte do Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)), por gasto incorreto do dinheiro público.
O Clima é Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 985 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.
As principais fontes de água fazem parte da bacia do rio Curu, sendo elas os riachos Buracão, Frios e outros tantos. a pincipal lagoa é a lagoa Mimosa. Existem ainda diversos pequenos açudes, poços e a adutora Apuaiaré.
As terras de fazem parte da Depressão Sertaneja, As principais elevações possuem altitudes entre 200 m acima do nível do mar. Os solos da região são podzólicos e aluviais
A caatinga arbustiva densa e a caatinga arbustiva aberta são predominante. Ainda encontr-se mata ciliar (floresta mista dicótilo-palmácea) ao longo do rio
O município é composto somente do distrito(sede): São Luís do Curu
A maior concentração populacional encontra-se na zona rural. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.
A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia BR 222, Fortaleza/Sobral (Ceará). As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são assecíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.
A economia local é baseada na agricultura: algodão, cajú, Cana-de-açucar, mandioca, milho, feijão e outra frutas; pecuária: bovino, suíno e avícola; e 04 indústrias.
O extrativismo vegetal também é uma fonte de rendaa, com a fabricação de carvão vegetal, extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas, além de atividades com oiticica e carnaúba. O artesanato de redes e bordados apresenta-se também como outra fonte de renda
O turismo também é uma das fontes de renda.
O principal evento cultural é festa do padroeiro: São Luíz Gonzaga (25 de junho).
Um de seus inlustri moradores e seu chico canide um dos maiores contares de historias da cidade ele foi a figura mais popular da cidade hoje vive na cidade de caucaia.
VICE: Daniele Rose Uchoa Nunes